Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

Lição 19 – SOMOS FILHOS DE DEUS

CURSO BÍBLICO
Lição 19 – SOMOS FILHOS DE DEUS
Leitura Bíblica: Gl 4:6-7
Introdução: Todos os creem na morte e ressurreição de Jesus e o recebem como Senhor e Salvador, nascem de novo e se tornam filhos de Deus, porém, muitas vezes nos esquecemos da benção e privilégio que temos, em ser verdadeiros filhos de Deus. No estudo de hoje seremos ajudados a valorizar a nossa filiação e ainda ver que precisamos crescer e amadurecer para sermos filhos maduros de Deus, que no presente cuidarão dos Seus negócios e no futuro, herdarão a herança Dele.

1 – Leiamos Rm 8:15. A palavra “adoção” neste versículo é a tradução da palavra “huiothesia” do original grego, porém, a melhor tradução para esta palavra é “filiação” e não “adoção”. Nós não somos filhos adotivos de Deus, mas, filhos nascidos de Deus. O filho adotivo não tem a vida do pai, pois, não nasceu dele. Nós, porém, nascemos de Deus, logo, temos a vida e a natureza de Deus. Este é um grande privilégio: Somos filhos de Deus. Diga: “Eu sou filho de Deus”. Isso faz toda a diferença em nossa vida.
2 – Que texto da Bíblia prova que somos filhos nascidos de Deus? Assim como um filho tem o registro de nascimento em papel, também temos um texto no papel da Bíblia, que prova que somos filhos nascidos de Deus. Que texto
prova isto? Leiamos Jo 1:12-13. Aqui mostra que nascemos de Deus, que não somos filhos adotivos de Deus, mas, nascidos Dele. Aleluia!
3 – Toda manhã quando acordar invoque o nome do Senhor Jesus e diga: “Eu sou filho de Deus, eu sou filho de Deus”. Esteja bem claro de sua identidade. Não importa a sua atual condição: “Você é filho de Deus”. Este é o maior benefício que um homem mortal pode ter neste universo!
4 – A palavra “filho” neste versículo do Evangelho de João (Jo:1:12) é “teknon” que significa filho criança ou imaturo. No início da nossa vida cristã, todos somos crianças e imaturos espiritualmente, mas, ainda assim, somos queridos e amados filhos de Deus.
5 – Temos um exemplo para ilustrar a filiação: Um jovem vai na balada com colegas e dança bastante, porém, no meio da noite, sente no seu interior o Espírito Santo falando para ele: “Você é filho de Deus”. Ele sente-se desconfortável, quer ir embora... Então este jovem passa a ter acusação na consciência e dúvidas se realmente é filho de Deus. Querido irmão, este incômodo somente aconteceu com ele, porque é um filho de Deus. Deus não incomoda aqueles que não são Seus filhos. Deus muitas vezes te incomoda, porque o ama como filho. Não importa a sua situação ou condição; Deus nunca deixará de ser seu Pai e de te amar. Ele não quer saber o que você fez. Ele quer te dar o reino. Nunca se esqueça de que Deus é amor e te ama. Ele quer que você seja feliz na vida da igreja. Você é importante e indispensável para ele.
6 – A palavra “filho” em Romanos 8:16 é “huyós” que significa filho “maduro, crescido”. Ao filho maduro, o Pai ( Deus) pode entregar os seus negócios. O desejo de Deus é que todos nós cresçamos espiritualmente, a ponto de sermos Seus filhos maduros, Seus filhos “huyós”. Você quer ser um filho “huyós” de Deus ou quer permanecer um filho “teknon”? Deus quer que você cresça em vida, para que possa cuidar de outras pessoas, que são o mais importante negócio de Deus. Deus quer investir em você.
7 – O Senhor quer nos mudar de filhos imaturos em filhos maduros e de filhos maduros, em Seus herdeiros. Para sermos herdeiros do Pai no futuro, precisamos crescer e ser transformados hoje. Para crescer, precisamos sofrer. Ex: Todos os jovens querem ter um bom emprego e salário. O que é necessário para se alcançar isto? Estudar muito. Estudar muito é fácil? Certamente não. Portanto, para ter uma boa profissão, emprego e salário, precisa sofrer. Outro exemplo: Para se ter um corpo saudável, sem excesso de gordura, colesterol, flacidez na pele, etc...,o que é necessário? Praticar esportes, caminhada, exercícios físicos, musculação, etc..., e juntamente com isto, ter uma alimentação saudável. Isto é fácil de ser praticado? Certamente não. Tal prática gera muito sofrimento, porém, os resultados certamente virão.
8 – Ser um filho maduro de Deus, exigirá de nós uma dieta espiritual saudável, que é ler a Bíblia, ler livros espirituais, invocar mais o nome do Senhor, participar mais de reuniões com os irmãos, pregar mais o evangelho, orar mais, porém, para praticar tudo isso, precisaremos negar mais a nós mesmos e isto gerará sofrimentos, no entanto, o resultado virá: Seremos filhos maduros. Quem está disposto?

Conclusão: Se praticarmos isto, certamente cresceremos, amadureceremos e seremos filhos “huyós” de Deus, para o Seu louvor, honra e glória. No próximo estudo, veremos que estes filhos maduros de Deus serão Seus herdeiros. Não perca e convide outros a participar!

Extrato realizado pela Igreja em Recife, da mensagem “Filiação Divina – Herdeiros de Deus”  da Conferência de Jovens realizada na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em julho de 2015,  (www.igrejaemrecife.com.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...