Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

LIÇÃO 11 – A Volta do Senhor (Parte 1)

CURSO BÍBLICO ESPECIAL – A VOLTA DO SENHOR
LIÇÃO 11 – A Volta do Senhor (Parte 1)
Leitura Bíblica: Ap 3:11


1 – A Administração do Universo:
a) Há uma administração no Universo. O Universo não funciona de uma forma sem sentido, mas segundo a Administração de Deus. Embora você possa não ver esse Administrador, Ele está levando a cabo a Sua Administração divina. Cristo não é apenas o Salvador; Ele também é o Administrador de todo o Universo.


2 – Cristo em Sua Volta:
a) Jesus Cristo morreu, ressuscitou, ascendeu aos céus e um dia voltará. Em sua primeira vinda, solucionou o problema do homem com Deus e na sua segunda vinda, solucionará o problema de injustiça do Sistema deste mundo. Esta é a nossa grande


esperança (At 1:6-11; Ap 11:15).
b) Jesus Cristo falou a seus discípulos sobre Sua vinda e a consumação do século (Mt 24:1-14). As situações relatadas nestes versículos da Bíblia, escritos a mais de 2000 anos, tem tudo a ver com os dias de hoje e se intensificado dia após dia, como as dores de parto de uma mulher (V. 8), que se intensificam dia a dia até o momento do nascimento da criança.
c) Muitos sinais da volta do Senhor já se cumpriram e outros estão em cumprimento, mas, não são eles que determinam o tempo do fim, isto é, a volta do Senhor, mas, o ponto determinante é a pregação do evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações: Então virá o fim (V. 14).


3 – O Arrebatamento da Igreja e a Grande Tribulação:


a) Quando Jesus voltar, vai arrebatar a igreja para os ares. A igreja será arrebatada antes do período da Grande Tribulação que há de vir para provar a todos os que habitam sobre a terra (V. 15-30). Os cristãos mortos e vivos vencedores, serão arrebatados para encontrar-se com o Senhor nos ares (1Ts 4:13-17).
b) A vinda do Senhor será em duas etapas: Ocultamente como um ladrão (Ap 3:3; 16:15; Mt 24:42-44) e publicamente com todo poder (Ap 1:7; 14:14).
b) Os que serão arrebatados antes da Grande Tribulação são somente os cristão vencedores e não todos os cristãos (Mt 24:40). Uns serão arrebatados e outros deixados para amadurecerem no período da Grande Tribulação. Vencedores são aqueles filhos de Deus que seguiram Jesus, negando a si mesmos, isto é, sua vida da alma e tomando dia a dia a sua cruz. Tais filhos de Deus certamente crescerão espiritualmente e alcançarão a plena filiação, tornando-se assim filhos maduros de Deus e alcançando o direito de serem arrebatados antes da Grande Tribulação (Ap 3:10). A nossa salvação é pela graça, porém, o reino é conquistado por nosso esforço (Mt 11:12).
c) De acordo com a Bíblia, o período da Grande Tribulação ocorrerá nos últimos de três anos e meio desta era. O livro de Daniel, na profecia das setenta semanas, mostra claramente este período (Dn 9:24-27). No início da última semana, o povo de Israel fará uma aliança com o anticristo por uma semana (sete anos), mas, na metade da semana (três anos e meio) ele mudará sua maneira de agir e se voltará contra eles. Não permitirá os judeus adorarem a Deus da maneira judaica, perseguirá todo tipo de religião, estabelecerá sua imagem no templo e forçará o povo a adorá-lo. O livro de Apocalipse também fala deste período de tempo (Ap 11:2-3; 12:6; 12:14; 13:5).
d) No início dos últimos sete anos, surgirá o anticristo, que liderará as nações (1Jo 2:18; 2Ts 2:1-12)
d) Na Grande Tribulação será implantada a marca da besta, sem a qual ninguém poderá comprar ou vender se não a possuir  (Ap 13:9-18). A marca da Besta poderá ser um micro-chip implantada em nosso corpo.


4– Qual deve ser nossa atitude hoje diante de tudo isso?


a) Vigiar (ficar apercebidos) e Ser Prudentes: Leiamos Mateus 24:33-39 e 25:45-51.
b) Todo aquele que for lançado nas trevas exteriores, será separado do Senhor, da Sua presença, da Sua comunhão, e da esfera gloriosa na qual o Senhor estará. Isso não é perecer eternamente, mas ser punido temporariamente. Quem pode dizer que o servo mau não é um crente genuíno? Se ele não fosse um irmão, como poderia seu trabalho ter sido designado pelo Senhor? O Senhor não atribuiria deveres a um falso crente. Certamente o servo mau é uma pessoa salva. Em Mateus, o livro do reino, o resultado não é a salvação. O resultado é o reino: ou receberemos a recompensa de entrar no reino, ou perderemos a recompensa, perderemos o desfrute do reino e sofreremos a punição e a disciplina onde haverá choro e ranger de dentes.
c) Ser arrebatados antes da Grande Tribulação e reinar com o Senhor no mundo que há de vir, depende de nossa atitude hoje, de invocar o nome do Senhor, negar a nossa vida da alma, desfrutar de Cristo como vida, praticar a palavra de Deus e servi-Lo de todo nosso coração, pregando o evangelho do reino e alimentando os conservos. Tal viver nos tornará vencedores hoje e no futuro seremos arrebatados e reinaremos com o Senhor no mundo que há de vir. Aleluia!

Compilado pela Igreja em Recife (www.igrejaemrecife.com.br), do Estudo-Vida de Apocalipse e Estudo-Vida de Mateus da Editora Árvore da Vida - LINK PARA LIÇÃO #10

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...