Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

Os que são Guiados pelo Espírito de Deus são Filhos de Deus

CURSO BÍBLICO – O LIVRO DE ROMANOS
LIÇÃO 10 – Os que são Guiados pelo Espírito de Deus são Filhos de Deus
Leitura Bíblica: Rm 8:14-15

INTRODUÇÃO: No estudo anterior vimos que precisamos desenvolver nossa salvação, isto é, sermos filhos maduros de Deus e para tal, precisamos negar a vida da alma e desfrutar da vida de Deus. Hoje, na última lição do Livro de Romanos, veremos que precisamos ser guiados pelo Espírito de Deus.

1 – Ser guiados pelo Espírito de Deus:
a) O Livro de Romanos nos mostra que somos filhos de Deus, porém, existem muitos filhos de Deus que ainda não fazem a vontade de Deus, isto é, não são guiados pelo Espírito de Deus.
b) Precisamos tomar o Senhor Jesus como o exemplo de um homem que era totalmente guiado pelo Espírito de Deus, que buscava sempre fazer a vontade de Deus. Leiamos Jo 6:38
c) Jesus ensinou os discípulos a orarem pelo cumprimento da vontade do Pai (Mt 6:10) e também mostrou que somente entrarão no reino dos céus, os que fazem a vontade de Deus (Mt 7:21).
d) Como tem sido a sua vida? Você tem sido guiado pelo Espírito de Deus e consequentemente feito a vontade de Deus? Ou não tem ouvido a voz de Deus tentando guiá-lo? Todos os dias Deus quer guiar-nos através do Seu espírito.
e) O rei Davi pedia a Deus para guiar a sua vida (Sl 5:8; 23:3; 27:11; Sl 139:23-24) e nós também podemos buscar diariamente essa experiência. Aprender a andar com Deus e ouvir a voz de Deus é uma lição que deve ser aprendida diariamente, sempre. Nunca será
uma tarefa fácil, no entanto, a recompensa não tem preço para os que se empenham em ser aquilo que Deus quer que sejam.
f) Qual direção tem seguido sua vida? Tem seguido pelos caminhos de Deus ou por seus próprios caminhos? Tem feito escolhas que lhe agradam ou escolhas que agradam a Deus?

2 – Não ser guiados pelos próprios pensamentos:
a) O apóstolo Paulo exorta a Igreja a não andar como os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento e alheios à vida de Deus (Efésios 4.17). É possível você, mesmo sendo nascido de novo, andar dessa forma em algumas áreas da sua vida. Por quê? Por causa da ignorância gerada pela dureza do coração. É por isso que em Hebreus 3:7-8 nos orienta: “Se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”. Andar insensível, com um coração de carne como se tivesse um coração de pedra, vai lhe deixar voltado para a carne e, consequentemente, para o pecado e uma vida independente de Deus.
b) Precisamos deixar a vaidade dos nossos pensamentos e renovar as nossas mentes com os pensamentos que Deus tem ao nosso respeito (Jr 29:11-14). Os pensamentos do nosso Pai são mais altos do que os nossos pensamentos (Isaías 55:8-9). Precisamos crer que Deus tem coisas específicas para cada um de nós. Ele é muito mais inteligente do que nós. O que precisamos entender é que Deus é quem sabe como chegaremos lá. Não é você andando naquilo que você “pensa que deve fazer”, mas andar naquilo que Deus quer que seja feito. Se invocarmos o nome do Senhor, nos voltaremos ao espírito e teremos mais clareza da  vontade de Deus para nossos caminhos (Jr 33:3).
c) Nem sempre Deus vai nos guiar pelo caminho mais rápido. Sabe por quê? Porque Ele quer tratar lentamente com a nossa vida da alma, até que a neguemos completamente em determinadas situações do nosso dia a dia. Ele é quem nos guia, de dia e de noite, em todas as jornadas, em todas as áreas da nossa vida, assim como guiou o povo de Israel no deserto por quarenta anos, desde a saída do Egito até entrarem na boa terra prometida de Canaã.

3 – Ser guiados pelo Espírito de Deus, também é ser guiado pela Palavra de Deus:
a) É importante percebermos que Deus deseja se mover na terra por meio de Seu povo como um corpo bem coordenado, como a nova criação. Para isso precisamos abrir mão de nossas próprias preferências, opiniões, conceitos e nos submeter à orientação específica de Deus com vistas à edificação da igreja e, por fim, ao estabelecimento de Seu reino. Devemos considerar o que Deus tem a nos ensinar e  desenvolver uma vida guiada por Ele. Aquilo que a Palavra nos diz, devemos praticar. Precisamos considerar o que aprendemos nas Escrituras e praticarmos. Deus mesmo já expressou a Sua vontade nos textos bíblicos, isto é, na Sua Palavra.  
b) Deus tem uma vontade geral expressa nas Escrituras para todos os seus filhos e essa é a primeira forma de sermos guiados por Ele. A Bíblia é um guia seguro. Dentro da vontade geral de Deus, Ele  também tem um plano individual para cada um de nós, em harmonia com a Sua Palavra.
Conclusão: Precisamos andar no espírito e andar no Espírito é estar sujeito ao Espírito e à Palavra. Quem anda no Espírito de modo nenhum age de maneira independente de Deus. Eu devo estar sujeito ao Espírito de Deus. As iniciativas da minha vida devem estar nas mãos Dele. Somente na medida em que me submeto a Ele para Lhe obedecer, é que verei em plena operação a Sua vontade e Seu reino em minha vida, provando assim, gozo, paz e alegria no Espírito Santo hoje, e no futuro, no mundo que há de vir. Os que são guiados pelo Espirito de Deus, são verdadeiros filhos de Deus. Aleluia!
Compilado pela Igreja em Recife (www.igrejaemrecife.com.br), do Alimento Diário - A Epístola aos Romanos–Vol. 3 – Editora Árvore da Vida–2015 e site www.igrejaemuberaba.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...