Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

LIÇÃO 16 – PERDOAR AS OFENSAS ( I )

CURSO BÍBLICO – 
LIÇÃO 16 – PERDOAR AS OFENSAS ( I )
Leitura Bíblica: Mateus 18:21-35; Mateus 18: 15-20; Lucas 17:3-5; Colossenses 3:13
I – INTRODUÇÃO
Há uma coisa que devemos considerar: Que devemos fazer quando alguém nos ofende? Que fazer quando não fomos nós que ofendemos os outros, mas os outros nos ofenderam? Vamos ver a questão do perdão na ótica de Deus.
1 – O QUE É PERDÃO:
Na Bíblia palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da
culpa pelo pecado.
2 – PERDOAR NOSSO IRMÃO:
A – O Perdão é uma Exigência de Deus:
  1. Os versículos de Mt 18:21-22 acima, dizem que devemos perdoar um irmão setenta vezes sete e não somente sete vezes. Os versículos de Lc 17:3-5 dizem que temos de perdoar um irmão que, tendo pecado contra nós sete vezes no dia, se arrependa e venha a nós sete vezes. Seja seu arrependimento cabal ou não, se ele se arrepender, precisamos perdoá-lo. Não é nossa responsabilidade o fato de ele estar ou não sendo verdadeiro. Temos de perdoá-lo.
  2. Suponhamos que uma pessoa faça algo errado para você sete vezes no dia, e que ela reconheça que sete vezes lhe ofendeu e lhe peça perdão. Você acreditaria que essa confissão é verdadeira? É possível que você pense que ela esteja confessando da boca para fora e não seja merecedora de perdão. Nesta situação é difícil perdoar e precisamos de fé, motivo pelo qual em Lc 17:5 se diz: “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé”.
  3. Eles sentiram que isso era uma grande dificuldade para eles. Para eles, era inconcebível que um irmão pudesse ofender alguém sete vezes no dia e então voltar e se arrepender sete vezes. Por isso pediram para o Senhor aumentar a fé deles.
  4. E quanto à nossa experiência? Precisamos pedir ao Senhor que também aumente a nossa fé. Pedir que a vida Dele cresça mais em nós, para que possamos perdoar. Somente a vida de Cristo em nós pode nos capacitar a cumprir esta exigência de Deus.
  5. Perdoar não é uma tarefa fácil; só conseguimos perdoar tomando a cruz, por meio da graça de Deus.
B – Perdoar para não sermos disciplinados por Deus:
  1. Mateus 18:23-35 fala da passagem do rei paciente que perdoou o seu servo. O servo lhe devia dez mil talentos, o que era uma grande quantia de dinheiro. Ele não tinha condições de pagar a sua dívida.
  2. Lembre-se: Nós nunca poderemos pagar tudo o que devemos a Deus. O que devemos a Deus é muito mais do que os homens nos devem. Uma vez que o filho de Deus chega a uma avaliação adequada de sua dívida com Deus, ele generosamente perdoa o que seu irmão lhe deve. Quando nós esquecemos a imensidão da graça recebida de Deus, nos tornamos impiedosos para com os outros. Precisamos ver o quanto devemos para Deus, a fim de podermos ver como é pouco o que os outros nos devem.
  3. Esta é uma questão bastante séria. Se não perdoarmos as dívidas dos irmãos, Deus também não perdoará as nossas (Leiamos Mt 6:12). Devemos perdoar nosso irmão de coração, como Deus nos perdoou de coração. Não tente se lembrar dos pecados de seu irmão. Já que Deus nos trata generosamente, Ele também espera que tratemos nosso irmão com generosidade (Ef 4:32).
C – Perdoar Ofensas trás grandes benefícios para nós:
  1. Perdoar é um desafio para vencer o passado. Temos dificuldade de perdoar, devido a nossa natureza pecadora, individualista e egoísta. Perdoar é abrir mão do seu direito e assumir o “prejuízo”; algo que nosso ego não quer.
  2. A falta de perdão alimenta a ira, abrindo a porta de entrada para a amargura no coração, contaminando a alma e destruindo sentimentos e relacionamentos.
  3. A pessoa que não perdoa, fica remoendo o passado e lembrando constantemente do que, ou de quem lhe magoou. A falta de perdão nos aprisiona no mundo espiritual. O acúmulo de mágoas pode nos causar problemas físicos e psicológicos. Rancor e desesperança são particularmente perigosos para o nosso bem-estar. Em nossa vida passamos por muitas ofensas que nos prendem à mágoas e angústias e para superá-las e nos libertarmos, precisamos tomar um caminho duro, mas prático... e este caminho é o perdão.
  4. Perdão é um mandamento do lado do Senhor e uma decisão, uma atitude de fé do nosso lado. O Senhor diz que devemos esquecer as coisas passadas (Is 43:18).
  5. Quando perdoamos, nós expressamos Deus, porque Deus é amor e perdoar é expressão de amor.
  6. Mesmo que o ofensor se recuse a arrepender-se, não podemos continuar a nutrir raiva, senão ela crescerá e se tornará em ódio e amargura, gerando problemas para nós mesmos.
  7. No que depender de nós, tenhamos paz com todos os homens e assim amontoaremos brasas vivas sobre nossas cabeças, vencendo o mal com o bem (Rm 12:17-21).
  8. Precisamos invocar o nome do Senhor, para voltarmos ao espírito, onde há a força para praticar esta palavra.
Compilado pela Igreja em Recife (www.igrejaemrecife.com.br), de Lições Para o Viver Cristão – Editora Árvore da Vida

                                                                                                        

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...