Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

Os perigos do lado bom da alma


Quinta-feira (07/10/2010)
Ler: Gn 3:7 ; Sl 19:12
                                                             Caim
    A história de Caim, filho de Adão, esclarece-nos mais um pouco. Depois de ser expulso do jardim do Éden, Adão coabitou com Eva, que concebeu e deu à luz um filho, Caim. Depois deu à luz Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim lavrador (Gn4: 1-2).
    Logo após a queda, Adão e Eva esconderam-se de Deus e fizeram cintas de folhas de figueira para cobrir sua nudez (3:7). O Senhor preparou-lhe a salvação por meio da morte de um animal, prefigurando Cristo na cruz: Ele “fez vestimenta de peles  para Adão e sua mulher e os vestiu” (v.21). Isso certamente foi anunciado como evangelho pelos pais de Abel, que se tornou pastou de ovelhas com o objetivo de ser aceito por Deus conforme o Senhor determinara. Ao fim de uns tempos, trouxe uma oferta das primícias de seu rebanho e da gordura deste, e agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta (4:4).

   Caim por sua vez, foi lavrador e trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor, mas Ele não se agradou de Caim nem de sua oferta. Muitos, até hoje, não entendem a atitude de Deus. Acham que Ele foi excessivamente duro com Caim. A decisão que este tomou em ser um lavrador deve ter sido por causa da maldição de Deus sobre seu pai: “[...] maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida [...]. No suor do rosto comerás o teu pão” ( Gn 3: 17:19). Caim usou de sua capacidade natural para agradar a Deus, pois lhe era mais conveniente lavrar a terra por causa de sua necessidade e assim trazer da terra oferta ao Senhor. Ele agia pela árvore do conhecimento do bem e do mal, pelo lado do bem.
    Por Deus não se ter agradado dele nem de sua oferta, Caim irou-se além da medida, e descaiu-lhe o semblante. Disse-lhe o Senhor: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (4:7). Embora tenha procurado agradar a Deus a sua maneira, usando o lado bom da alma, Deus lhe disse que tinha procedido mal. Tanto o bem quanto o mal pertencem à mesma árvore, e Satanás é sua fonte. Proceder bem, para Deus, é voltar-se para Ele e ser guiado pela árvore da vida.
    Toda vez que se está conectado á árvore do conhecimento, seja pelo o lado do bem, seja pelo o lado do mal, o pecado jaz à porta, espreitando, e o homem estará um passo de pecar. Seu desejo será contra si mesmo, mas cabe ao homem dominá-lo. É difícil o homem entender como pode, ao fazer o bem, encontrar à porta o pecado, que quer prejudicá-lo. Nessa hora cabe ao homem tomar a iniciativa de lidar com a situação para não cair nos laços do pecado. Assim que é iluminado por Deus para perceber como é perigoso viver pela árvore do conhecimento, ainda que pelo lado do bem, precisa se arrepender imediatamente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...