Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

Lição 18 – REINAR COM CRISTO NO REINO DOS CÉUS


CURSO BÍBLICO
Lição 18 – REINAR COM CRISTO NO REINO DOS CÉUS
Leitura Bíblica: Mateus 11:12
I – INTRODUÇÃO: Em estudos anteriores vimos que para sermos salvos e receber a vida eterna, bastou-nos crer no nome do Senhor Jesus e em Sua obra redentora (Jo 1:12, 3:16). Pela fé fomos perdoados, justificados, santificados, reconciliados e nos tornamos filhos de Deus. No estudo de hoje veremos que o alvo da salvação de Deus visa fazer de nós Seus filhos, também Seus herdeiros maduros, para que na era vindoura possamos reinar com Cristo e juntamente com Ele governar sobre as nações (Rm 8:17).
1 – Para obtermos o crescimento espiritual que nos levará a reinar com Cristo no reino dos céus, não podemos ser passivos, mas esforçar-nos. Essa é a razão porque
o Senhor disse: “desde os tempos de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele” (Mt 11:12).
2 – Isto indica que a entrada no reino dos céus depende de termos iniciativa, ou seja, uma atitude ativa em relação a salvação de nossa alma. Se nos esforçarmos hoje para desenvolver a nossa salvação, buscando crescimento na vida espiritual e experiências no serviço ao Senhor, Ele nos aprovará no futuro e entraremos no reino. Leiamos Fp 2:12, Mt 24:45-47, 25:21).
3 – Este é um grande estímulo e, por causa dele, passamos a dar menos importância às coisas da terra. Tanto as riquezas quanto a posição – seja no mundo material ou religioso – desvanecem, se comparadas a glória que nos está reservada no porvir (Cl 3:1-4).
4 – Por isso busquemos com todas as forças confirmar o valor da nossa fé, crescer e frutificar na vida espiritual, para que na revelação de Jesus Cristo em Seu reino, o nosso viver seja digno de louvor, glória e honra da parte Dele (1Pe 1:5-9).
5 – Devemos atentar para a nossa alimentação espiritual, a fim de sermos nutridos com o verdadeiro alimento, que é Cristo. Ao ler a Bíblia, devemos orar para que Deus fale diretamente conosco, absorvendo a palavra pouco a pouco, como nosso suprimento de vida. Devemos “comer” a palavra, saboreá-la, e não só interpretá-la com nossa mente. Dessa forma, o Senhor nos alimentará Dele mesmo e revelará o desejo do Seu coração para nós.
6 – Para crescermos espiritualmente com maior rapidez, precisamos buscar mais e mais a palavra de Deus, e para tal, temos as reuniões da igreja que são ambientes onde podemos receber mais alimento e revelações. Jesus levou os Seus discípulos à cidade de Cesaréia de Felipe, aos pés do Monte Hermom, ao norte de Israel, indicando um lugar onde a atmosfera era límpida e o ar era puro, ou seja, livre de contaminações, para que eles pudessem receber as Suas palavras.
7 – Visando o aperfeiçoamento dos Seus discípulos, Jesus também andava com eles por diversos lugares, aproveitando os eventos para extrair lições. Quando o Senhor se deparava com um fato, uma circunstância ou pessoa, aproveitava a oportunidade e ensinava algo a eles. Dessa forma. Ele os ensinava de forma prática. Hoje, semelhantemente, Ele nos ensina em nosso dia a dia. Que possamos aproveitar as situações de nosso dia a dia, para crescermos espiritualmente, sendo aperfeiçoados e transformados de maneira prática.
8 – Um item de extrema importância para nosso crescimento espiritual está registrado em Mt 16:24-25, Vamos ler. Esses versículos mostram que devemos perder a nossa vida da alma (ego), a fim de ganhá-la. Quanto mais você perde a vida da alma, mais você ganha a vida de Deus. Quanto mais você nega seus pensamentos, vontades e emoções alheios à Deus, mais Ele cresce em você.
9 – Jesus negou-se a Si mesmo, tomou a cruz e morreu e nós precisamos fazer o mesmo. Em nossa experiência diária, tomar a cruz é usar o nosso espírito e não a nossa alma, para tomar decisões e agir. Segundo os critérios do mundo é bom ser um homem ou mulher com um ego forte, mas segundo Deus, precisamos tomar o caminho da humildade, do quebrantamento.
10 – Para concluir, também precisamos não desanimar diante de nossos fracassos. Algumas vezes , ao vermos tantos erros que cometemos, ficamos decepcionados e somos tentados a dizer ao Senhor que não suportamos mais. Porém, Ele nos firma, encoraja-nos e nos atrai mais uma vez com Seu imenso amor. Ele nos mostra que o que é impossível para nós, é possível para Ele (Mt 19:26). Se reagirmos com genuíno arrependimento, certamente obteremos perdão e transformação para a nossa alma. Quanto mais invocarmos o nome do Senhor, mais sensíveis seremos em nosso espírito e conseguiremos enxergar nosso eu (ego) se manifestando em nosso viver diário, de maneira boa e ruim e ao negá-lo, cresceremos mais um pouco em vida e no futuro entraremos no reino dos céus. Aleluia!

Compilado pela Igreja em Recife (www.igrejaemrecife.com.br), do livro O Caminho para Viver e Reinar com Cristo – Dong Yu Lan - Editora Árvore da Vida                                                                                                           

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...