Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

Lição 20 – HERDEIROS DE DEUS

ESTUDO BÍBLICO
Lição 20 – HERDEIROS DE DEUS
Leitura Bíblica: Gl 4:1-2, 6-7
Introdução: No estudo anterior, vimos que somos filhos de Deus. Não somos filhos adotivos, mas nascidos de Deus, logo, temos Sua vida e natureza em nós. Hoje veremos um pouco mais sobre o fato de que somos herdeiros de Deus.

1 – (Leiamos Rm 8:17) Se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. O quê iremos herdar de Deus? Herdaremos o Seu reino, que é um reino celestial.

2 – Deus, porém, não confiará o Seu reino a filhos imaturos “teknon” ou descomprometidos. Na lição anterior vimos que a palavra “filho” em Romanos 8:16 é “huyós” que significa filho “maduro, crescido”. Ao filho maduro, o Pai (Deus) pode entregar os Seus negócios, o Seu reino. O desejo de Deus é que todos nós cresçamos espiritualmente, a ponto de sermos Seus filhos maduros, Seus filhos “huyós”. Você quer ser um filho “huyós” de Deus ou quer permanecer um filho “teknon”? Deus quer que você cresça em vida.

3 – Não basta sermos filhos adultos “huyós”; precisamos dar um passo a mais, e “tomar a decisão” de nos comprometer com os negócios de nosso Pai. Ex: Um pai empresário tem dois filhos, sendo um de 18 anos e outro de 22 anos. O filho de 22 anos só pensa em se divertir e gastar o dinheiro do pai. O filho mais novo, porém se aproxima do pai e diz que quer conhecer os seus negócios, começando a trabalhar e aprender desde os serviços mais simples, até chegar à administração das empresas. Para quem o pai entregará a administração dos seus negócios no futuro? Certamente para o filho mais novo. Assim também será conosco, na manifestação do reino de Deus. Ele confiará Seu reino (herança) a filhos maduros, comprometidos e aperfeiçoados durante o tempo presente.

4 – “Se com ele sofremos, com ele seremos glorificados” (V. 17b). Para sermos herdeiros precisamos sofrer. Muitos jovens querem ser bem-sucedidos profissionalmente e ter um bom salário, porém, para tal, precisam estudar muito para se qualificar e sabemos que estudar muito, gera sofrimento. No Evangelho de Mateus 11:12 vemos uma frase do Senhor Jesus que diz que o reino dos céus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele. Reinar envolve esforço e esforço causa sofrimento.

5 – Vejamos a experiência do Apóstolo Paulo em Cl 1:24. Seus sofrimentos foram pelas pessoas. Nossos sofrimentos devem ser pela igreja, isto é, pelas pessoas. Os sofrimentos que tem mais valor para Deus, são os que não são pelas nossas próprias coisas ou interesses, mas, pelos interesses de Deus. Ap 1:9a diz que somos companheiros na tribulação, no reino e na perseverança. Devemos perseverar juntos nesse propósito. Mesmo que caiamos nesta caminhada, devemos nos levantar e prosseguir. Jesus está em pé, torcendo por nós, intercedendo ao Pai por cada um de nós individualmente e sofrendo conosco. Não desanime por nada. Se com Ele sofremos, com Ele seremos glorificados.

6 – Para reinar, receber a herança, você precisa se preparar. Use bem o seu tempo, leia a Bíblia, leia livros espirituais, reúna-se mais com os irmãos, cuide das pessoas.
Cada um tem a sua função ou dom no Corpo de Cristo. Exercite-o. Não é que todos devem fazer tudo. Use o seu dom específico. Seja uma pessoa proativa. Tenha meta. Saia da zona de conforto. Ex: Vemos a necessidade de exercícios físicos e alimentação equilibrada, para termos um corpo saudável. Não é fácil. Exige sofrimento, porém, os resultados virão. A sua capacidade física vai aumentando dia a dia. Da mesma forma, também devemos aumentar a nossa capacidade espiritual, para Deus poder usar-nos mais hoje e nos dar a herança do reino no mundo que há de vir.

7 – Deus quer nos mudar de filhos imaturos em filhos maduros e de filhos maduros em herdeiros. Você está disposto a pagar esse preço? Então invoque mais o Nome do Senhor, viva e ande mais no Espírito, pregue mais o evangelho, cuide mais das pessoas e assim esta obra se cumprirá mais rápido em você e herdará o reino dos céus na era vindoura, que se aproxima.

“Estou plenamente certo de que a aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Fp 1:6

Extrato realizado pela Igreja em Recife, da mensagem “Filiação Divina – Herdeiros de Deus”  da Conferência de Jovens realizada na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em julho de 2015,  (www.igrejaemrecife.com.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...