Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

LIÇÃO 13 – A Volta do Senhor (Parte 3)

ESTUDO BÍBLICO ESPECIAL – A VOLTA DO SENHOR

LIÇÃO 13 – A Volta do Senhor (Parte 3)
Leitura Bíblica: Mt 25:14-15

Introdução: No estudo anterior vimos a parábola das dez virgens, que diz respeito a nossa necessidade de vigiarmos para nos encontrar com o Senhor. Vigiamos quando estamos armazenando azeite em nossas vasilhas, isto é, nos encher do Espírito de Deus, invocando o nome do Senhor, desfrutando da palavra de Deus, orando e reunindo-nos com outros irmãos. Assim, na vinda do nosso noivo (Jesus), entraremos com Ele para as bodas. Hoje veremos a necessidade adicional de fidelidade ao Senhor, multiplicando nossos dons.

1 – Ser Fiéis – A Parábola dos Talentos:
a) A parábola das Virgens é sobre vigilância e a dos talentos é sobre fidelidade.
b) V. 14 - O homem que vai a outro país representa o Senhor Jesus que foi aos céus. Os servos representam os crentes no aspecto do serviço, na obra.
c) V, 15 – Os talentos significam os dons espirituais (Ef 4:8; Rm 12:6; 1Co 12:4). A capacidade para receber o
talento é medida pela disposição do nosso coração em servir a Deus.
d) V. 16-17 – Negociar os talentos significa usar o dom que o Senhor nos deu, e ganhar outros talentos significa que o dom que recebemos do Senhor foi usado em sua totalidade, sem qualquer perda ou desperdício.
e) V. 18 – É muito fácil para os de menor dom falharem em fazer o uso adequado do seu dom. Assim como a terra significa o mundo, enterrar significa se envolver no mundo e deixar de servir o Senhor. O resultado do nosso serviço deve ser a multiplicação do nosso dom. Não é a vontade do Senhor que só mantenhamos o que ele nos deu.
f) V. 19 – O ajuste de contas significa o julgamento no tribunal de Cristo.
g) V. 20-21 – O gozo do Senhor significa o desfrute com o senhor no reino dos céus.
h) V. 22-23 – A mesma recompensa é dada ao que recebeu dois ou cinco talentos. Embora o dom dado ao de dois talentos fosse menor que ao dado ao de cinco talentos, o apreço e a recompensa do Senhor a amos são os mesmos.
i) 24 – O servo de um talento, que não ganhou lucro algum para o Senhor, também compareceu ao tribunal de Cristo nos ares. O Senhor é severo e exige que usemos o dom que Ele nos deu na sua totalidade.
j) V. 25 – Estar receoso e ser negativo. Em vez disso devemos ser positivos e ousados em usar o dom do Senhor. Se formos fiéis no pouco, não estaremos receosos de coisa alguma. Esconder na terra é uma atitude muito passiva. Devemos ser ativos no serviço ao Senhor. Por ter enterrado seu talento, ele apenas pôde devolvê-lo ao Senhor. Meramente guardar o talento e não perdê-lo não é suficiente; devemos obter lucro usando-o.
k) V. 26 – Nenhum de nó pode dizer que o Senhor não nos deu nenhum dom.. No mínimo temos um talento. Esse talento é a semente para semear. Por isso, devemos semear. Sempre que você utiliza o seu talento, ele produzirá. Cuidar dos bens do Senhor significa cuidar de pessoas. Não se desculpe e não diga que não tem tempo para cuidar dos outros. Não importa quão ocupado você esteja, ainda é possível usar seu dom cuidando de outros, mesmo que só consiga vir a apenas uma reunião por semana. Você pode também cuidar de outros orando por eles. Há muitas maneiras de multiplicar o seu dom.
l) V. 27 – Os banqueiros são os irmãos que podem te ajudar a multiplicar o seu dom.
m) V. 28 – Tirar o talento significa que o dom do Senhor será tirado dos crentes preguiçosos no reino vindouro. Dar o talento ao que tem dez significa que o dom dos crentes fiéis será aumentado.
n) V. 29 – A todo aquele que obtém lucro na era da igreja, mais dom lhe será dado na era do reino vindouro; mas daquele que não obtiver lucro na era da igreja, até o dom que tem, lhe será tirado.
o) V. 30 – Isso não se refere a perdição eterna, mas à punição por um período pelo Senhor. Além da salvação que recebemos, há uma questão de recompensa ou disciplina na era do reino. Se formos fiéis, reinaremos por mil anos com o Senhor. Se formos infiéis, ficaremos por mil anos fora do desfrute da era do reino.

Conclusão: Em nossa vida, precisamos ser vigilantes e, em nosso serviço, precisamos ser fiéis. Nossa vigilância em vida, está relacionada ao arrebatamento, e nossa fidelidade no serviço a Deus está relacionada a recompensa de reinar com o Senhor por mil anos. Se formos vigilantes e fiéis, seremos arrebatados mais cedo e seremos recompensados quando o Senhor voltar. Louvado seja o Senhor!



Compilado pela Igreja em Recife (www.igrejaemrecife.com.br), do Estudo-Vida de Mateus da Editora Árvore da Vida

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...