Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

LIÇÃO 12 – A Volta do Senhor (Parte 2)

CURSO BÍBLICO ESPECIAL – A VOLTA DO SENHOR
LIÇÃO 12 – A Volta do Senhor (Parte 2)
Leitura Bíblica: Mt 25:1-2; 14-15
Introdução: No estudo anterior vimos que o Senhor Jesus voltará e deixou registrado no livro de Mateus os sinais que antecedem a Sua vinda: guerras, terremotos, fomes, falta de amor, o surgimento do anticristo, etc. Vimos também que com a manifestação do anticristo, haverá uma grande perseguição à igreja no período de três anos e meio da grande tribulação, onde as pessoas deverão possuir na testa ou na mão direita a marca da besta, porém, os vencedores da igreja serão arrebatados pelo Senhor, antes da grande tribulação. Nossa atitude diante deste fato é buscar crescimento de
vida e servir ao Senhor para sermos parte destes vencedores que serão arrebatados como primícias para Deus. Hoje veremos qual deve ser a nossa atitude diante destes fatos.
1 – Ser Vigilantes – A Parábola das Dez Virgens:
a) Leiamos Mateus 25:1-13 – Virgens representam os crentes em Cristo (2Co 11:2). Ser virgens é uma questão de vida, isto é, temos a vida de Deus em nós.
b) As lâmpadas que elas apanharam significam o espírito dos crentes (Pv 20:27), que contém o Espírito de Deus como o azeite. Deus como o Espírito, habita em nosso espírito. A lâmpada com azeite, pode brilhar nas trevas. Nós somos a luz do mundo portanto também brilhamos (Mt 5:14-16).
c) Sair para se encontrar com o noivo significa que os crentes saíram do mundo, para se encontrar com Cristo, que está vindo. O Noivo representa Cristo (Jo 3:29).
d) As cinco néscias (estúpidas, loucas) que não tem azeite consigo, são crentes verdadeiras, porém, não tinham azeite extra na vasilha. O homem é um vaso, logo, a vasilha representa nossa alma. A alma delas não estava saturada do Espírito de Deus, ou seja, suas mentes, vontades e emoções não eram controladas pelo Espírito de Deus, isto é, viviam pela vida da alma.
e) As cinco prudentes além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. Tem o Espírito de Deus habitando em seu espírito e levar o azeite nas vasilhas significa que elas tem a plenitude do Espírito de Deus lhes saturando a alma.
f) O Noivo tarda. O Senhor Jesus verdadeiramente tem adiado Sua volta. Em Apocalipse, Ele prometeu que viria logo, mas, mais de dois mil anos se passaram e Ele ainda atrasa Sua volta.
g) Todas as virgens são tomadas de sono e adormecem. Isso representa que até a volta do Senhor, a maioria dos crentes desde a Sua promessa, morrerão.
h) Um grito à meia-noite significa que a volta do Senhor se dará na hora mais escura desta era de trevas (noite). Isso será o fim desta era, o tempo da grande tribulação. Todas as virgens se levantarem e prepararem as suas lâmpadas, significa a ressurreição dentre os mortos (1Ts 4:14-16).
j) As néscias querem tomar o azeite emprestado das prudentes. Isso mostra que a quantidade do Espírito de Deus que você tiver ao morrer, será a mesma que terá quando ressuscitar para se encontrar com o Senhor, portanto, o momento de comprar e armazenar azeite é agora, enquanto está vivo.
k) As prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós, ide e comprai. Isso mostra que ninguém pode buscar o Espírito de Deus para outro. A busca é pessoal. Não podemos tomar emprestado. É como comer. Ninguém pode comer por você. Comprar significa a necessidade de pagar um preço. O encher do Espírito é obtido por um custo, como por exemplo, abandonar o mundo, tratar o ego, amar o Senhor acima de todas as coisas e considerar tudo como perda por causa de Cristo. Se não pagarmos o preço hoje, teremos de pagá-lo após a ressurreição. Aqueles que não pagam o preço hoje, não terão a porção extra do azeite; do Espírito Santo.
l) O Noivo chega e as que estão prontas entram com Ele para as bodas (celebração de casamento). A palavra “chegou o noivo” refere-se à vinda do Senhor para os ares (1Ts 4:16), uma parte de Sua parousia (vinda). Aquelas que estão prontas, são as aquelas que são convidadas para as bodas do Cordeiro (Ap 19:9).
Devemos estar prontos (Mt 24:44) tendo sempre azeite em nossas vasilhas, estando sempre enchidos com o Espírito de Deus em todo nosso ser. Vigiar e estar prontos deve ser nosso exercitar diário para a parousia do Senhor. Devemos constantemente invocar o nome do Senhor e desfrutar da palavra, para nos encher do Espírito.
Após os que estão prontos entrarem com o Noivo para as bobas, a porta se fecha. Esta não é a porta da salvação, mas a porta para entrar no desfrute as bodas do Senhor.
m) As virgens néscias chegam mais tarde, mas o noivo não as conhece. A vinda tardia das virgens néscias refere-se ao arrebatamento tardio dos crentes ressuscitados. Eles pagaram o preço pela porção extra do azeite, mas obtiveram-no muito tarde. O “tempo” significa muito aqui, pois quando elas chegaram, a porta estava fechada. Quando pediram ao Senhor que lhes abrisse a porta, Ele disse: “Não vos conheço”. Não conhecer aqui indica não reconhecer, não aprovar, como em Lucas 13:25-27. É como Jesus dissesse “Não as aprecio nem as reconheço, e não aprovo a maneira pela qual vocês viveram na terra. Também não aprovo sua vinda tão atrasada”. Assim elas foram rejeitadas do desfrute das bodas do reino. Elas perderam essa recompensa das bodas, porém, não perderam a salvação eterna.
2 – Conclusão – Vigiar:
a) Leiamos Mateus 25:13. Vigiai. O capítulo 24:40-44 refere-se ao arrebatamento somente dos crentes vivos que estiverem prontos. O capítulo 25:1-13 é necessário para tratar do arrebatamento dos mortos e ressuscitados. Quando lemos esta porção da palavra de Deus, vemos quão vigilantes precisamos ser. Ser vigilantes e estar prontos é uma questão séria. Sim, todos nós somos virgens, mas somos néscias ou prudentes? Todos precisamos responder a esta pergunta para nós mesmos. Se somos prudentes ou não, depende de termos ou não, a porção extra do Espírito em nossa vasilha, e como o Espírito é vida, precisamos desfrutar mais da vida de Deus; crescer em vida. Na próxima lição, falaremos sobre a Parábola dos Talentos, ainda dentro deste assunto.

Compilado pela Igreja em Recife (www.igrejaemrecife.com.br), do Estudo-Vida de Mateus da Editora Árvore da Vida

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...