Twitter Image and video hosting by TinyPic Instagram PicasaPicasa

A Evolução da Carne

"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: [...] inimizades, porfias, ciúmes, iras discórdias, dissenções, facções, invejas [...] e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, com já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas 5:19-21).
      O apóstolo Paulo nos leva a reconhecer as obras da carne mediante sua manifestação. Ele usa uma sequência de palavras que nos permite ver uma escalada, uma espécie de evolução da carne. A primeira palavra é inimizade. A inimizade surge quando uma pessoa se encontra em oposição a alguma coisa ou a alguém. Depois disso, ela começa a porfiar, isto é, usar palavra hostis e agressivas para contender, debater e discutir com veemência.
    Depois surge o ciúme, que pode indicar excesso de zelo. Nesse estágio da atividade da carne, a mente começa a ferver, é como se ela atingisse altas temperaturas, borbulhasse e
perdesse o controle da realidade. A próxima palavrada evolução da carne é ira. Irar-se significa inflamar-se, indignar-se a tal ponto que até sua respiração fica difícil. Não é de estranhar que daí surja a discórdia. Essa outra manifestação da carne implica indisposição, ou seja, má vontade em querer falar, ouvir, reconsiderar, aceitar ou voltar a caminhar junto. Uma pessoa com indisposição com outra discorda até mesmo daquilo com o qual antes concordava.
     A próxima palavra da escala é  dissensão. Essa palavra denotaa que a carne não quer andar junto, buscar o mesmo passo e o mesmo caminho e, por causa disso, resolve apartar-se, dividir-se, gerando uma dissidência. Agora a carne tem um lema, um caminho e uma bandeira, o que resulta em outra palavra: facção.  Lamentavelmente a pessoa nunca enxerga que quando não se aplica a cruz à carne, o resultado final de sua evolução é a criação de um partido, uma facção.
     Segundo o dicionário grego de James Strong, a palavra facção é a mesma palavra usada para  heresia (hairesis), a qual significa rotular alguma coisa como nova a fim de ser diferente. Não podemos deixar a carne evoluir, devemos aplicar logo a cruz de Cristo para mortificá-la. Por que é tão importante lidar com a carne? Porque a Palavra nos previne: "não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam".


fonte: JORNAL ÁRVORE DA VIDA / ANO 21 / NÚMERO 219

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua mensagem é importante...